Google Adwords



O Google Adwords nada mais é do que os anúncios pagos em pesquisas do Google. Sem dúvida, atualmente é o investimento que gera o maior número de acessos ao seu site, mas não é barato.
Antes de iniciarmos, é importante saber 2 coisas para entendermos melhor o modo de funcionamento do Adwords:
1.     Não existe um investimento fixo pré-definido. É o anunciante que escolhe quanto pretende investir em cada campanha e o anúncio terá validade até acabar o saldo. A renovação fica a critério do anunciante. E, obviamente, quanto maior o investimento, maior o retorno.
2.     As palavras-chave funcionam como um leilão. Quanto mais você investe em uma determinada palavra, maiores as chances de ela ficar mais destacada. Mas vale lembrar que dependendo da palavra-chave desejada, o investimento para ter seu anúncio entre os primeiros pode ser bem alto.
Para iniciar, basta ter uma conta no Google (um gmail, por exemplo)  fazer o login com essa conta no site adwords.google.com
Na mesma conta, você poderá criar diversas campanhas, como por exemplo uma campanha para locação e outra para vendas.

Cada campanha será configurada basicamente com o seguintes critérios que veremos a seguir: Campanha>Grupo de anúncios>Anúncios>Palavras-chave.
Para facilitar o entendimento, vamos primeiro entender um pouco de cada coisa e depois criaremos uma campanha de exemplo com mais detalhes.

Campanha: É o nome que daremos para publicarmos uma campanha para um propósito específico. Exemplo: “Imóveis em Floripa”;

Grupo de anúncios: Podemos criar diversos anúncios diferentes para direcionar de acordo com a pesquisa que o cliente fará. Neste exemplo, criaremos 3 campanhas: Imóveis em Floripa, Apartamentos e Casas.

Anúncios: Aqui criaremos os anúncios para cada grupo de anúncios, da forma como queremos que ele apareça na busca.

Palavras-chave: Escolhemos as palavras-chave para cada Grupo de anúncios. Essas palavras são o que o seu cliente pesquisa na internet. Apesar de chamarmos de “palavra-chave”, elas não necessariamente serão apenas uma palavra. Exemplo: “Imóveis em Floripa”.
Agora que já temos uma noção, vamos criar uma campanha de exemplo:


1.     Clique no botão vermelho “+ CAMPANHA” e escolha em quais locais deseja que seus anúncios sejam vistos. Você pode deixar somente na rede de pesquisa (Google), como pode utilizar anúncios em sites parceiros, como aqueles anúncios do YouTube e Gmail, por exemplo. Obviamente que o ideal é atingirmos o maior número de clientes possível, mas sabendo que cada clique tem um custo, acho mais prudente criar anúncios somente na Rede de pesquisa, pois é onde os clientes farão pesquisas e dificilmente clicarão sem querer em algum anúncio em outro site parceiro. Para saber mais a respeito, acesse esse link: https://support.google.com/adwords/answer/2567043?ctx=tltp
2.     Daremos um nome para a campanha e iremos configurar o orçamento e o público alvo pra ela. Utilizaremos a campanha padrão e podemos manter também as configurações de Redes e Aparelhos conforme estão por padrão.
Sendo assim, após darmos um nome à campanha, o próximo passo é segmentar os locais. Podemos deixar para o mundo inteiro, somente para o Brasil ou ainda segmentar por estados e cidades.
É possível colocarmos mais de uma cidade ou estado. Exemplo: Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Ou ainda Florianópolis, São José e Palhoça.
Para isso, clicamos em “Deixe-me escolher” e digitamos o nome da cidade ou estado desejado. Neste exemplo vamos colocar apenas o estado de Santa Catarina.
No item “Idiomas” a seguir, sugiro deixar somente Português, mas isso pode variar de acordo com o seu público alvo.


3.     Estratégia de lances: Aqui definiremos o lance máximo por clique ou deixamos que o Google Adwords defina o valor do lance de acordo com o nosso orçamento. Inicialmente, é recomendado deixar por conta do Google Adwords, pelo menos até termos ideia dos valores que estão sendo pagos por clique. Depois poderemos definir individualmente um valor para cada palavra-chave, podendo dar ênfase às palavras-chave de maior interesse.
4.     Orçamento: Aqui definimos o valor que pretendemos investir por dia. Isso varia de quanto você pretende investir. No exemplo, vamos definir R$10 por dia, que nos dará um investimento mensal de até R$300. Vale lembrar que nem sempre será gasto todo o valor do dia. Este é o valor máximo que você está disposto a investir.
5.     Extensões de anúncio: Neste item podemos acrescentar ao nosso anúncio o endereço da empresa, telefone e opção de links específicos dentro do site, por exemplo: “Contato”, “Lançamentos”, “Locação”.
Ao clicar em alguma dessas opções, você incluirá os dados. Para colocarmos o local, atualmente o Google vincula sua conta do Adwords a uma conta do Google My Business. Para mais detalhes, acesse esse link: https://support.google.com/adwords/answer/2404182?ctx=tltp&hl=pt&rd=1
Sitelinks: Para levar o visitante direto para uma página específica dentro do seu site. Devemos criar um novo sitelink para cada link que queremos que apareça no anúncio.



6.     Chamar: Podemos adicionar um número de telefone para aparecer no anúncio. O processo é igual ao de sitelinks. Ao clicar, devemos adicionar o número do telefone que desejamos utilizar.
Após definirmos esses detalhes, clicamos em “Salvar e continuar”.

Grupos de Anúncios: Aqui definiremos os grupos por categoria e suas respectivas palavras-chave. Exemplo: Um grupo de anúncios chamado “Apartamentos”. Utilizaremos palavras-chave, como “apartamentos a venda”, “apartamentos em Florianópolis”, etc.
1.     Inserimos a URL do nosso site para obter sugestões de palavras-chave;
2.     Criamos um nome para este grupo, como “Apartamentos”, por exemplo.
3.     Aqui escolhemos as palavras-chave para esta campanha específica.


Nesta seção já podemos criar outras campanhas com suas respectivas palavras-chave. Exemplo: “Lançamentos” com palavras-chave como “empreendimentos a venda”, “imóveis na planta”, etc.
Feito isso, clicamos em “Continuar para os anúncios”.
Anúncios: Criaremos anúncios condizentes com cada campanha. Podemos criar mais de um anúncio por campanha, mas é importante mantermos o padrão do “assunto” que trata cada grupo de anúncios.


Ao clicarmos em “+Criar anúncio”, uma nova janela se abrirá e ali preencheremos os campos com título, URL, texto 1 e texto 2.
Os anúncios são muito pessoais, mas é importante manter o tema da campanha e respeitar o limite de caracteres por campo.


Após salvar, temos a opção de criar outros anúncios no mesmo grupo de anúncios e criar os anúncios dos outros grupos.
Ao concluir os anúncios, vamos clicar em “Analisar campanha”.
Essa análise nos mostra o orçamento, região e idioma escolhidos, mostra os grupos de anúncios e os anúncios criados.
Caso não precise alterar nada, clique em “Salvar e concluir”.


Para que sua campanha entre no ar, você precisa realizar um pagamento, vá em “Resumo de faturamento” no menu de configurações (Barra superior do lado direito).


Para maiores detalhes sobre formas e configurações de pagamento, acesse esse link: https://support.google.com/adwords/topic/16351?hl=pt-BR&ref_topic=16350

O Google Adwords é um pouco complexo e o seu investimento costuma ser bem alto, mas gera um bom resultado (se houver um bom investimento) e possui um suporte excelente para esclarecer todas as dúvidas e auxiliar na criação das campanhas.

Este vídeo explica bem como funciona essa parte de organizar as campanhas, que é bem importante para termos melhores resultados:


Caso ainda tenha alguma dúvida, existe uma Central de ajuda do Google Adwords que poderá lhe auxiliar: support.google.com/adwords