Entenda uma coisa antes de mais nada: O seu email (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc) é uma coisa e o Outlook é outra totalmente diferente.
Como funciona: Você cadastra o seu email no Outlook e passa a receber e enviar seus emails através dele.
Vantagens: Você poderá utilizar seu email pessoal, por exemplo, “joseimoveis@gmail.com” e o seu email corporativo, como “jose@imoveisnailha.com.br” no mesmo lugar. Se você tiver mais de um email pessoal, pode adicionar e controlar tudo por ali;
Seus emails ficam arquivados, mesmo quando você está offline. Quando você abre o programa e está conectado à internet, ele automaticamente vai baixar todos os seus emails dos servidores;
Fica muito mais fácil para organizar e arquivar todos os seus emails.
Além disso existem grandes facilidades na hora de enviar os emails, criar email-marketing, assinaturas personalizadas de email e até mesmo para inserir anexos ou colocar imagem no corpo do email.
Existem várias versões do Outlook e muitas já são instaladas no computador junto com o Windows ou com o Pacote do Office (Word, Excel, Powerpoint, etc).
Para saber se o seu computador já possui o programar, clique em “Iniciar” e em seguida em “Pesquisar programas e arquivos”. Aí digite “Outlook”.
Pode aparecer Outlook Express, Microsoft Office Outlook ou algum outro semelhante. Caso não tenha, veja se possui o “Windows Live Mail” repetindo esse procedimento. Todos estes são similares e podem ser utilizados.
Como configurar sua conta de email no Outlook:
Todas as configurações são bastante semelhantes. Só mudam os servidores.
Numa primeira fase, apenas vai ter de indicar o seu nome, email, login (costuma ser o seu email) e password.
Numa segunda fase, só irá necessitar dos dados do seu servidor de email.
Dados dos servidores de email mais conhecidos:
Numa primeira fase, apenas vai ter de indicar o seu nome, email, login (costuma ser o seu email) e password.
Numa segunda fase, só irá necessitar dos dados do seu servidor de email.
Dados dos servidores de email mais conhecidos:
Gmail: Primeiro tem que ativar o POP no Gmail:
1- Inicie sessão no Gmail
2- Clique em Configurações
3- Clique em Encaminhamento e POP/IMAP
4- Selecione Ativar o POP para todos os emails ou Ativar o POP para emails que chegarem a partir de agora.
5- Escolha a ação que gostaria que as suas mensagens do Gmail executem quando forem acessadas através do POP
6- Configure o seu cliente POP e clique em Salvar alterações
1- Inicie sessão no Gmail
2- Clique em Configurações
3- Clique em Encaminhamento e POP/IMAP
4- Selecione Ativar o POP para todos os emails ou Ativar o POP para emails que chegarem a partir de agora.
5- Escolha a ação que gostaria que as suas mensagens do Gmail executem quando forem acessadas através do POP
6- Configure o seu cliente POP e clique em Salvar alterações
Dados necessários para configurar o Gmail no Outlook:
Servidor de entrada de emails (POP3): pop.gmail.com | porta 995 | com encriptação SSL
Servidor de saída de emails (SMTP) : smtp.gmail.com | porta 465 | com encriptação SSL | requer autenticação.
Hotmail: Primeiro tem que ativar o POP no Hotmail:
1- Inicie sessão no Hotmail
2- Clique em Opções
1- Inicie sessão no Hotmail
2- Clique em Opções
3- Selecione Conectar dispositivos e aplicativos com POP. Clique em habilitar e Salvar.
Dados necessários para configurar o Hotmail no Outlook:
Servidor de entrada de emails (POP3): pop3.live.com | porta 995 | com encriptação SSL
Servidor de entrada de emails (POP3): pop3.live.com | porta 995 | com encriptação SSL
Servidor de saída de emails (SMTP) : smtp.live.com | porta 587 | com encriptação TLS | requer autenticação
Yahoo: Primeiro tem que ativar o POP no Yahoo:
1- Inicie sessão no Yahoo
2- Clique em clique em “Opções”, no canto superior esquerdo da página. Em seguida, clique novamente em “Opções”
1- Inicie sessão no Yahoo
2- Clique em clique em “Opções”, no canto superior esquerdo da página. Em seguida, clique novamente em “Opções”
3- Nas configurações do Yahoo! Mail, clique em “POP e Encaminhamento” e marque a opção “Acessar o Yahoo! Mail pelo servidor POP”. Você escolher entre fazer downloads das mensagens marcadas como spam ou deixá-las no servidor
6- Salvar as alterações
Dados necessários para configurar o Yahoo no Outlook:
Servidor de Recepção de Emails (POP3): pop.mail.yahoo.com | porta 995 | com encriptação SSL
Servidor de Envio de Emails (SMTP) : smtp.mail.yahoo.com | porta 465 ou 587| com encriptação SSL | requer autenticação
Outros Emails: Estes são as configurações mais comuns MAS você SÓ deve usar as fornecidas pelo seu provedor.
Servidor de entrada (POP3): mail.seuservidor.com | porta 110 | Tipo de conexão: Nenhum
Mas também poderá ser mail.outroservidor.com | porta 995 | Tipo de conexão: SSL
Servidor de saída (SMTP): mail.seuservidor.com | porta 587 | Tipo de conexão: Nenhum
Mas também poderá ser mail.outroservidor.com | porta 465 | Tipo de conexão: SSL
Requer autenticação com o seu usuário (seu email) e sua password (enviado pelo seu provedor)
NUNCA deixe cópias de mensagens no servidor caso contrário, as caixas de email do servidor irão acumular emails até ficarem sem espaço resultando em erros e impedindo o envio e recepção de emails (mesmo que apaguem as mensagens da vossa aplicação de email)
Servidor de entrada (POP3): mail.seuservidor.com | porta 110 | Tipo de conexão: Nenhum
Mas também poderá ser mail.outroservidor.com | porta 995 | Tipo de conexão: SSL
Servidor de saída (SMTP): mail.seuservidor.com | porta 587 | Tipo de conexão: Nenhum
Mas também poderá ser mail.outroservidor.com | porta 465 | Tipo de conexão: SSL
Requer autenticação com o seu usuário (seu email) e sua password (enviado pelo seu provedor)
NUNCA deixe cópias de mensagens no servidor caso contrário, as caixas de email do servidor irão acumular emails até ficarem sem espaço resultando em erros e impedindo o envio e recepção de emails (mesmo que apaguem as mensagens da vossa aplicação de email)
Dicas de uso do Outlook:
1. A primeira grande vantagem de usar o Outlook é poder acessar seu email pessoal e email corporativo de um só lugar, mesmo que você tenha diversos emails diferentes. Basta adicionar um por um seguindo os passos descritos anteriormente.
2. Facilidade em anexar um arquivo: Para anexar um ou mais arquivos no email que você está redigindo, basta ir até a pasta onde está o arquivo, copiá-lo (Ctrl+C) e colar (Ctrl+V) no email que você está digitando.
3. Envio de email-mkt ou email para vários destinatários: Se você tiver uma lista de clientes no Excel, Word ou Bloco de notas e eles estiverem agrupados um em cada linha, basta copiar todos e colar no campo de destinatário (Recomenda-se sempre utilizar o “Cco..” para enviar emails a vários destinatários.
4. Inserindo uma imagem no corpo do email: Com uma imagem hospedada em um local público, é possível apenas copiar a imagem e colar no corpo do email. Neste caso, utilizamos o Dropbox que vimos anteriormente.
Abra o site do Dropbox, faça login e localize a imagem que deseja utilizar. Lembre-se: ela precisa estar hospedada na pasta pública.
Clique com o botão direito sobre a imagem e copie o link público.
Cole este link no seu navegador e a imagem aparecerá em tamanho real. Agora basta clicar com o botão direito sobre a imagem e na opção “copiar Imagem”.
Em seguida volte para o email e cole no corpo do email. A imagem aparecerá no corpo do email e ainda é possível clicar sobre ela com o botão direito para inserir um hiperlink, caso você queira.
Abra o site do Dropbox, faça login e localize a imagem que deseja utilizar. Lembre-se: ela precisa estar hospedada na pasta pública.
Clique com o botão direito sobre a imagem e copie o link público.
Cole este link no seu navegador e a imagem aparecerá em tamanho real. Agora basta clicar com o botão direito sobre a imagem e na opção “copiar Imagem”.
Em seguida volte para o email e cole no corpo do email. A imagem aparecerá no corpo do email e ainda é possível clicar sobre ela com o botão direito para inserir um hiperlink, caso você queira.
5. Criando uma assinatura de email: Clique em “Novo email” e na janela de redação do email, clique em “Assinatura” e na aba que abrirá, clique em “Assinaturas”.
Nessa nova janela você clica em “Novo”, escolhe um nome para esta assinatura e cria ela no campo abaixo. Aqui também é possível inserir imagens e links como vimos no item acima.
Após concluir, clique em “Salvar”.
É possível criar diversas assinaturas e escolher uma assinatura padrão para cada email.
Nessa nova janela você clica em “Novo”, escolhe um nome para esta assinatura e cria ela no campo abaixo. Aqui também é possível inserir imagens e links como vimos no item acima.
Após concluir, clique em “Salvar”.
É possível criar diversas assinaturas e escolher uma assinatura padrão para cada email.